Sobre minha história

Olá, meu nome é Daniel Lafraia. Sou um dos fundadores do Vagalume (lançado em 2002), um dos mais populares sites de música do Brasil. Junto com a Ana Letícia Torres, criamos o site enquanto morávamos em Atlanta, nos EUA.

Também tenho outros projetos como Panda Video (2021) uma plataforma de hospedagem de vídeos voltada para infoprodutores e marketing digital, além do provedor Iron Internet (1996).

Minha história com a Internet começou em 1993, quando tinha uma BBS em casa. Naquela época, o contato com a rede era apenas pela troca de pacotes de mensagens em foruns de discussão (Fidonet, por exemplo). Pouco depois, em 1995, com 17 anos, começava a surgir os primeiros provedores de Internet e resolvemos montar uma empresa familiar com um provedor de Internet, a Iron Internet.

Daniel Lafraia e Ana Letícia Torres

O vídeo abaixo foi uma participação no programa Top Empresários para os alunos do Pablo Marçal em Junho de 2023. Neste vídeo, mostro um pouco mais da história do Vagalume, da Panda e alguns insights sobre o mercado digital que vimos há bastante tempo e que ainda podemos observar e aprender hoje em dia.

Iron Internet (1995)

Iron Internet Logo

Um dos primeiros provedores de Internet da Baixada Santista, a Iron Internet por muito tempo empresas do porto e pessoas físicas que queriam acesso a uma conta de e-mail para substituir o FAX, muito utilizado para liberação de cargas e navios do Porto de Santos.

A sala de jantar de casa se transformou em um rack com modens externos conectados a uma multiserial ligada a um computador com Linux. Cerca de 8 linhas telefônicas e modens começavam a iluminar o ambiente como uma árvore de natal.

Artigo da Tribuna de 1997

Depois, mudamos para um escritório onde tinha maior capacidade de passar cabos telefônicos (grande problema para os provedores da época, com o acesso discado). Chegamos a ter capacidade para mais de 100 linhas telefônicas em uma sala comercial. O pessoal do prédio não entendia o que estávamos fazendo. Uma propaganda da Iron na época mostra como era a vida antes do marketing digital.

A Iron está em funcionamento ainda hoje com milhares de clientes mesmo após a fusão com a Bignet e atende domínios, acesso via rádio, VoIP e outras coisas.

Também sempre procurei me envover em projetos open source, como o caso das regras em português contra spam que foi (ou talvez ainda seja) útil para outros provedores de Internet.

EUA (2000)

Casamento com Ana Letícia

Minha namorada Ana Letícia foi quem me tirou da zona de conforto e incentivou a buscar essa oportunidade de uma experiência fora do Brasil. Assim, aceitei uma proposta de emprego e fizemos o processo do visto de trabalho H-1B. Casamos uma semana antes de seguir para os EUA prontos para construir uma nova história.

Tive a oportunidade de poder trabalhar em um provedor de Internet sem fio SkyRunner na cidade de Asheville. Alguns meses depois, mudamos para Atlanta, onde trabalhei alguns anos na Earthlink, um grande provedor de Internet onde foi possível aprender sobre redes, desenvolvimento, gestão e toda a organização de uma grande empresa.

Nos EUA, tirei meus certificados da Cisco que foram CCNA, CCNP, CCDA e CCDP. Embora não fosse necessário para o trabalho que fazia, redes era algo que sempre quis aprender mais e os certificados mostravam uma linha de aprendizado organizada. Na ocasião, aproveitei bastante o incentivo da empresa para comprar vários livros de certificação. Minha mesa de trabalho na Earthlink era cheio de equipamentos velhos que usava para estudo quando havia ociosidade nos projetos que estava envolvido.

Na verdade, ter experiência em rede foi uma oportunidade porque pude trabalhar como Senior Software Developer e depois passar para a função de Network Engineer.

Naquele momento, também já começava o trabalho remoto ajudando tecnicamente a organizar e implementar novas funções na Iron Internet no Brasil.

Vagalume (2002)

Vagalume Logo

Depois de algum tempo nos EUA, lembramos que tinha um pequeno banco de dados de letras de músicas que havia pegado por hobby e tinha publicado em uma página na web. As pessoas encontravam essa página frequentemente e enviavam novas letras por e-mail. Não era nada estruturado, apenas uma página com links para letras de música em formato texto, sem qualquer formatação.

A Ana Letícia, sempre com uma visão publicitária, resolveu organizar isso para fazer um projeto pessoal com maior qualidade e uma marca “simpática”. O fato de estarmos longe do Brasil, nos fez pensar em um nome em português e que não tivesse nada a ver com música, fugindo totalmente do óbvio. Veio aí o nome Vagalume.

Vagalume Wireframe

A foto tirada da folha sulfite com fundo da toalha azul da mesa da cozinha, em 5 de Junho de 2002, mostra um wireframe feito à mão pela Ana Letícia para começar a construir ali o que mudaria a nossas vidas para sempre. Mesmo sem ter um grande sistema no ar, é possível ver neste wireframe o ranking, destaques, login, busca e outras coisas que são, até hoje, a essência do que vemos no site.

Isso tudo, muito antes de Youtube, muito antes de serviços de streaming e facilidade que temos hoje de criar sites com frameworks ou servidores na nuvem.

Nosso apartamento em Atlanta concentrava o primeiro “escritório” do Vagalume, com um poster do U2 na parede, seria a primeira banda manualmente cadastrada no site (o ID no banco de dados é o número 1).

Vagalume primeiro escritório em Atlanta

Ana Letícia trabalhava fulltime no Vagalume enquanto eu ainda trabalhava na Earthlink. À noite, eu ajudava a criar ferramentas que ajudavam ela a organizar as coisas no site.

Depois do site no ar, começamos a faturar um pouco com programas de afiliados do MercadoLivre e BuscaPé que nos pagavam por comissões de vendas e cadastros no site. Vimos que era possível viver com o site com um bom posicionamento nos sites de busca e começamos a planejar a nossa volta para o Brasil.

De volta ao Brasil (2004)

Percebemos que existia a possibilidade de estar próximo de grandes portais de conteúdo. Este modelo, permitia que nós levassemos bastante tráfego orgânico dos sites de busca (SEO) para nosso domínio e terceirizar a publicidade do site com eles. Então, chegamos a fazer acordos com UOL (2005), IG (2009) e R7 (2012 até hoje).

A Tribuna matéria

Uma matéria na Isto É Dinheiro mostrou a relevância que os sites grandes tem na audiência dos portais. Foram, realmente, parcerias importantes para o crescimento da empresa.

Mídia

Ao longo de todos esses anos, tivemos várias matérias sobre a nossa história na mídia na TV Tribuna (Globo), TV Record, além de projetos importantes como a pesquisa All About Music (baixe o PPT) que mostrou detalhes do uso da música com relação a marcas e cotidiano das pessoas.

Entrevistas com artistas conhecidos como Ed Sheeran, Jared Leto, Lulu Santos, Dua Lipa e vários outros mostra a relevância do Vagalume, até hoje é impressionante como a marca ficou tão popular com tão pouco investimento em marketing.

Sempre seguimos muito a linha low profile, então, não deve encontrar redes sociais com muitos seguidores ou algo do tipo. O famoso aqui é o próprio Vagalume, o personagem que montamos e ficou conhecido por muitos milhões de pessoas. Mesmo assim, tivemos algumas matérias que saíram nos veículos nos últimos anos.

Algumas matérias sobre a Panda Video começou a aparecer na mídia também.

  • Isto É (2023) sobre a abertura da Panda Video no mercado internacional.
  • Portal da Propaganda (2017) sobre o lançamento da função de gravação de audio do Vagalume.FM e outra matéria sobre o novo time comercial que organizamos na época.
  • Meio e Mensagem (2016) sobre o lançamento do Vagalume.FM e também em 2012 sobre a parceria com o R7.
  • InfoMoney (2016) sobre o Vagalume.FM como alternativa para o Spotify.
  • TecMundo (2016) sobre o lançamento do Vagalume.FM
  • Startupapo (2014) uma série de entrevistas com alguns empreendedores digitais, o autor Roberto Fermino lançou um livro de 300 páginas com as entrevistas e histórias, incluindo a nossa.
  • iMasters (2014) sobre o Vagalume Drive, um serviço de armazenamento de arquivos de música na nuvem.
  • TV Record (2010) Matéria na TV no Jornal da Record falando sobre a ida do Vagalume para o R7.
  • TV Tribuna (Globo) (2010) Matéria na TV sobre os empreendedores da região da Baixada Santista.
  • Jornal A Tribuna (2010) sobre os principais sites da região que se tornaram relevantes no Brasil.
  • Isto É Dinheiro (2010) mostrando a importância dos sites verticais como o Vagalume na audiência dos portais.
  • Juicy Santos (2010) sobre as startups de Santos que ganharam o Brasil.
  • Baguete (2010) criação de um serviço chamado TwitDJ que facilitava as pessoas a compartilharem no Twitter as músicas que estavam escutando.
  • Jornal do Comércio (2010) sobre o alcance da marca de um milhão de usuários acessando o site por dia.
  • Jornal A Tribuna (1997) sobre o início da Internet e da Iron Internet na cidade de Santos. Talvez, uma das matérias mais relevantes que mostra o início da minha jornada profissional.

Vagalume.FM (2016)

Vagalume.FM

Lançamos um serviço de streaming chamado Vagalume.FM (assista ao vídeo) que permite as pessoas a ouçam música de diversas estações como uma rádio. Dessa maneira, conseguimos competir com serviços populares de streaming sem entrar no mesmo modo de licenciamento de execução, já que o Vagalume.FM é um serviço de rádio.

O serviço é bastante popular com muitos milhares de usuários diariamente pois existem mais de cem estações de músicas de todos os gêneros musicais selecionadas pela nossa equipe. Inclusive, o veículo popular no mercado publicitário Meio e Mensagem falou sobre o lançamento do produto em 2016.

Aprendi bastante sobre os diversos formatos de streaming, principalmente HLS que possibilitou também o uso deste conhecimento para a construção da Panda Vídeo (2021).

As principais estações do Vagalume.FM são Sertanejo, Vibe, Samba e Pagode, Músicas para Relaxar e muitas outras.

O aplicativo do Vagalume.FM para Android é um dos mais baixados com mais de um milhão de downloads. Também está disponível como Skill para Alexa.

Escritório em Santos

Um escritório bonito deixou de ser necessário em 2018, quando boa parte da equipe já se encontrava trabalhando de maneira remota. Foi um processo difícil abrir mão de um lugar que fizemos com tanto carinho, mas que não fazia mais sentido. Hoje, a empresa é totalmente remota.

Vagalume Logo

Prêmio iBest 2020

iBest 2020

iBest, é uma das mais prestigiadas premiações do mercado digital brasileiro. Em 2020, Vagalume ficou entre os três primeiros colocados do prêmio iBest na categoria música tanto para júri popular quanto para academia.

O sucesso do Vagalume também pode ser atribuído à sua dedicação em fornecer conteúdo preciso e de alta qualidade. Essa dedicação à qualidade conquistou a confiança e a fidelidade dos usuários.

Essa conquista destaca a relevância do Vagalume, mais de 20 anos depois da criação do site, é incrível ver como as pessoas conhecem e usam a marca. Ainda temos muitos milhões de visitantes mostrando a relevância e credibilidade criada ao longo do tempo. Isso mostra a relevância da marca que criamos e a importância do trabalho que fazemos. Ficamos muito orgulhosos com esse reconhecimento e vamos continuar trabalhando duro para fazer do Vagalume o melhor site de música.

Panda Video Brasil (2022)

Panda Video

Comecei a entrar no mercado de marketing digital e percebi que existia uma oportunidade de criar um serviço de hospedagem de vídeos para esse segmento. Existia um grande problema com players do mercado como Vimeo e Youtube, assim, surgiu a Panda Video.

A parceria começou com o Christian Barbosa e logo depois com Marcos Paulo. Devido ao grande relacionamento que eles tem com influenciadores no mercado, proporcionou o crescimento muito mais rápido que prevíamos logo nos primeiros meses.

Em menos de um ano, a empresa já é referência nas agências digitais do Brasil. Com milhares de clientes no Brasil, a Panda Video está expandindo os negócios para outros países.

Em 2022, estamos abrindo a filial da Panda nos EUA para competir no mercado digital internacional.

As principais vantagens da Panda são as funções focadas em conversão de leads e vendas para páginas de lançamento, VSL, CPL e outros produtos digitais. Além disso, a segurança com recursos como DRM (watermark) tem uma grande demanda de clientes que querem proteger seus vídeos.

Panda Video USA (2023)

Já são vários clientes de diversos países, com a empresa no mercado americano estaremos mais próximos de grupos e eventos relacionados a marketing digital. O suporte mais especializado em outros idiomas, principalmente o inglês e espanhol, será um diferencial para o rápido atendimento e resolução de problemas.

… to be continued