Não use o Youtube para seus vídeos de cursos e lançamentos

Deixar seus vídeos não listados pode bloquear seu site de incorporar novos vídeos ou até a seu canal no Youtube

Parece uma excelente ideia (não!) utilizar os vídeos hospedados no Youtube para ter hospedagem de vídeo grátis em páginas de venda ou usar em áreas fechadas de membros. De fato, a maioria das áreas de membros suportam a possibilidade de você colocar links do Youtube e existem recursos que bloqueiam links para o Youtube (que não deveria ser feito).

O problema é que existem alguns pontos muito importantes que vou destacar neste artigo e tenho certeza que você vai pensar duas vezes antes de hospedar seus vídeos no Youtube.

O que é o “vídeo não listado”?

Youtube Not Listed

Ao configurar a privacidade de um vídeo como “não listado” (unlisted) ele não aparece nas buscas do Youtube, assim, só pode ser visualizado com o link direto.

Neste ponto a pessoa não se preocupa com a segurança já que qualquer um consegue compartilhar o link do Youtube facilmente por Whatsapp ou qualquer outro meio, inclusive baixar o vídeo do Youtube.

Cursos hospedados no Youtube

O primeiro ponto que quero chamar atenção aqui é que alguns infoprodutores que vendem acesso aos vídeos, acabam hospedando seus vídeos de forma totalmente insegura (e sabem disso).

Quando o aluno compra e vê o curso hospedado no Youtube, alguns até pedem reembolso já que se sentem “enganados” de ter pagado por um conteúdo que está em uma plataforma aberta e qualquer um pode acessar. Já ouvi muitos casos assim pois não passa credibilidade.

É importante dizer que um vídeo não listado sempre será um vídeo público mas somente não aparecerá nas buscas do Youtube. O usuário deve conseguir clicar no vídeo e assistir no aplicativo do próprio Youtube.

Youtube Blocking

Quando um vídeo é incorporado do Youtube, o usuário deve conseguir clicar e, obrigatoriamente, o link deve levar para a página do próprio Youtube (mesmo em um vídeo não listado). Essa condição está nos termos de uso deles.

Parece simples poder bloquear o clique do vídeo e evitar que o usuário “escape” e consiga o link do vídeo.

Já vi algumas páginas de venda incorporando vídeos do Youtube e bloqueando acesso ao vídeo (como o print acima). Aqui é onde você terá problemas, pois isso é totalmente contra os termos de uso, além de você não ter lá algumas métricas voltadas para o infoprodutor como gráfico de retenção e outras coisas.

De qualquer forma, seu site ou canal pode ser totalmente bloqueado ou denunciado enviando um email para legal-youtube@google.com.

O que diz os termos de uso do Youtube?

Tenho certeza que ninguém lê os termos de uso do Youtube e lá no item I.4, fala especificamente sobre a manipulação do player e bloqueio de links do player:

modify, interfere with, replace, or otherwise disable any functionality, data, or content made available as part of, or in connection with, YouTube API Services. For example, you must not remove, obscure, alter, or disable any links that appear in YouTube players or in API Data.

Além disso, é claro que a fonte de receita do Youtube é a publicidade, não é objetivo deles ter vídeos não listados recebendo acesso bloqueando acesso de volta ao Youtube.

Youtube é um excelente canal para conseguir novos leads com conteúdo aberto (embora não tenha alguns recursos de interação de CTA como existem na Panda Video, por exemplo), mas para tornar o conteúdo conhecido, é uma excelente plataforma. Já para vídeos fechados, você deve fugir da plataforma.

Youtube TOS

O que pode acontecer?

Youtube Block

Entre as penalidades que já vi acontecer, estão principalmente o bloqueio do domínio para incorporar vídeos do Youtube mas acredito também que seja possível o bloqueio total do seu canal.

Sendo assim, é claro que o melhor é fazer as coisas certas e hospedar os vídeos em uma plataforma pensada para infoprodutos. Além disso, é importante pensar que inclusive o Vimeo bloqueia sua conta se passar do limite e existem plataformas pensadas para infoprodutores, como é o caso da Panda Video.

É fácil baixar vídeos do Youtube?

Claro! Isto também acontece com o Youtube e Vimeo, mas como está no Youtube é totalmente aberto por natureza. Basta pegar o link e compartilhar com qualquer um através do Whatsapp, etc… Nem precisa se dar o trabalho de baixar o vídeo, basta pegar o link e compartilhar.

Mesmo que você bloqueie o link do vídeo (como acima), é possível “inspecionar” o navegador e pegar o link do vídeo (mesmo que você bloqueie o botão direito). Resumindo, faça as coisas do jeito certo, sem gambiarras. É o mesmo que falamos sobre o problema de bloqueio do Vimeo.

Disclaimer
Sou um dos fundadores da Panda Video uma plataforma pensada totalmente para o infoprodutor com ferramentas e métricas objetivas para ter o melhor resultado possível.

Conheça a Panda Video! Chame no suporte e te arrumo um desconto para testar.