Vimeo com limite de banda vai bloquear sua conta

Produtores de conteúdo focados em cursos online (EAD) e marketing digital são os alvos da plataforma.

Quando comecei a conhecer as diversas plataformas de hospedagem de cursos, percebi que a grande maioria dos infoprodutores organizavam seus vídeos de duas formas básicas.

  1. Vídeos públicos: Os vídeos que precisam de alcance e distribuição seguem o caminho natural das redes sociais, inclusive o próprio Youtube, onde a distribuição se torna mais fácil e sem preocupação de segurança, afinal, quanto mais acessos melhor.

  2. Vídeos privados: Já os vídeos fechados, aqueles que devem ser acessados somente por quem pagou pelo seu conteúdo, acabam caindo em um certo “limbo” sem a devida importância e cuidado que deveriam ter. O caminho que vejo na maioria dos vídeos publicados em plataformas fechadas é a hospedagem no Vimeo.

Como devemos tratar os vídeos privados?

Existem outras alternativas, algumas já dentro da própria área de membros que integra a hospedagem de vídeo própria (ou utilizando a API da Panda Video de forma transparente). No caso do uso da plataforma de hospedagem, você está “preso” na plataforma que cobra mais uma boa fatia do seu faturamento para absorver o custo do vídeo.

Disclaimer
Sou um dos fundadores da Panda Video (que resolve este problema), vou colocar abaixo um relato do que vejo toda semana de infoprodutores desesperados com o Vimeo. Continue lendo… Os cinco minutos de leitura agora podem salvar muitos dias (em um futuro próximo).

Os vídeos privados devem ser tratados com dois pontos cruciais segurança e custo, mas neste artigo vamos falar especificamente sobre o Vimeo.

Sobre o Vimeo

A plataforma do Vimeo tem objetivo de armazenar e publicar vídeos com diferentes configurações de privacidade. Teoricamente, deixando o vídeo privado e incluindo na sua área de membros, é uma maneira segura de hospedar os vídeos fechados do seu curso.

Até aqui, aparentemente, tudo ok. Para um produto pequeno, com algumas dezenas de alunos, é um caminho simples e teoricamente barato, mas tem um problema, continue lendo…

Mais alunos, mais tráfego

O problema acontece quando você começa a crescer (e é o que esperamos, certo?). Ninguém entra nesse negócio para ficar na meia dúzia de alunos. O foco é crescer, buscar o 6 em 7 (termo muito usado pelo Érico Rocha na Fórmula do Lançamento) e se tornar um influenciador reconhecido.

Com todas as técnicas de lançamento, marketing de conteúdo, retargeting, gestão de tráfego, editor de vídeos e muita dedicação, não faltam ferramentas para você conquistar isso em algum momento próximo. Tenho certeza disso e este mercado está só começando.

Voltando ao problema do Vimeo… Ao se cadastrar em uma plataforma, ninguém lê os termos de serviço (ToS) e, no caso específico do Vimeo, existe algo bastante claro sobre o um item que era colocado como “Unlimited Bandwidth Fair Use Policy”:

Generally, we do not limit or impose additional fees for bandwidth consumption on Self-Serve accounts (i.e. the data used in order to deliver your videos to viewers). However, this policy is subject to fair use: If your aggregate bandwidth usage (across all accounts you control) is higher than 99% of Self-Serve users on our platform in any calendar month, we may, in our discretion, charge fees for excessive usage, require you to upgrade to a more suitable plan, or terminate your account(s) upon advance written notice. For more information on bandwidth and our fair use policy, please see our Bandwidth on Vimeo article.

Parece uma cláusula simples e você pensa que não vai usar além do que a maioria das pessoas que hospedam seus vídeos no Vimeo, certo? ERRADO! Já te explico… É importante dizer que eles sempre mostravam banda/tráfego ilimitado nos planos (mas com um asterisco no artigo acima). Depois do artigo no The Verge, o Vimeo começou a mostrar o limite de 2TB de tráfego (ou banda) por mês em todos os planos.

Vimeo E-Mail de alerta no agreement

Aqui começa o problema, preste atenção!

Quando você começa a subir mais vídeos no Vimeo e cria novos lançamentos de infoprodutos, utiliza cada vez mais os vídeos e, em alguns meses, sua conta começa a sair da “zona de conforto” para encontrar um gigante problema. A sua conta não está mais de acordo com os termos de uso.

Se você notar nos planos pagos por lá, verá que agora eles especificam que não pode passar de 2TB de tráfego/banda por mês.

A partir deste ponto você, com certeza, receberá um contato do Vimeo dizendo que sua conta está fora dos limites e que deverá pagar por tráfego/banda com um valor, em média, na casa de US$0,08 por gigabyte transferido. Você paga adiantado pelo ano inteiro.

Veja, neste ponto sua conta já passou os 2TB/mês, então significa que o seu custo será pelo menos calculado da seguinte forma:

2 x 1024 x 0,08 = US$ 163,84 por mês (pelo menos)

Converso frequentemente com várias pessoas que tiveram a surpresa de ter que pagar mil, dois mil, cinco mil ou até mais de dez mil dólares de tráfego. Este vídeo mostra bem o problema. É importante dizer que neste momento, a pessoa está literalmente desesperada, vendo seu negócio sofrer uma parada que, na velocidade da Internet, é extremamente perigosa.

A decisão de sair do Vimeo

Ok. Você é um cliente insatisfeito e não quer pagar por algo que não estava claro nos termos de uso. Eles te darão uns dias para “resolver” (pagar) o problema ou cancelar a sua conta. Neste ponto, você já deverá ter algumas centenas de vídeos publicados no Vimeo distribuídos em diversas plataformas e áreas de membros que você nem lembra mais.

Se você não paga o Vimeo, sua conta é bloqueada novamente e todos os seus alunos vão abrir reclamações, falar mal nas redes sociais e até pedir reembolso. Aí você decida mudar de plataforma de hospedagem de vídeos (esperamos que a Panda Video).

É importante aqui começar o processo de migração o mais rápido possível. É um processo que pode demorar alguns dias mas o quanto antes você começar, terá mais tranquilidade. Se você já recebeu a mensagem de bloqueio, peça mais alguns dias para resolver o problema e, com isso, peça uma planilha (um arquivo CSV) com os links de todos os seus vídeos.

Migrando para a Panda

Se você tiver o arquivo CSV em mãos, a migração será mais rápida. Temos uma extensão do Chrome para você migrar todos os vídeos de maneira mais rápida.

Já tivemos muitos clientes migrando milhares e milhares de vídeos através da extensão. É o caminho mais rápido e mais prático!

Ainda não recebi a conta e não vou fazer nada

Ok. Um dia você vai se lembrar deste artigo (guarde o link). O fato é que você pode antecipar o movimento e usar uma plataforma pensada para infoprodutores de qualquer tamanho, com ferramentas que te ajudam a faturar mais em páginas de venda ou ainda com recursos como a marca d’água para maximizar a segurança dos seus vídeos com um custo excelente.

Com a Panda Video seus vídeos estão mais seguros.

O que devo fazer?

Pergunte nos seus grupos de marketing digital sobre este problema do Vimeo e procure uma solução agora, não deixe para depois. Compartilhe este artigo com eles.

Te convido a conhecer a Panda Video, uma startup focada totalmente para atender hospedagem e vídeos com segurança (marcação de dados do seu aluno no próprio vídeo, inibindo a pirataria), player com recursos diferenciados (muitas novidades vão aparecer nas próximas semanas) e um suporte técnico que queremos que seja a “cereja do bolo”.

Me chame no Whatsapp +55-13-4042-0800 e te convido a fazer um teste na plataforma, sem compromisso, de graça.

Vai esperar a conta do Vimeo chegar?